ISRAEL É O POVO ESCOLHIDO POR DEUS?
Nunca achou ser estranho o fato do Criador ter um povo de preferência em detrimento dos demais seres humanos? Sendo eu não hebreu, por que seguir um deus se ele escolheu outro povo como preferido?
Em sua obra "Moisés e o Monoteísmo", Sigmund Freud explora a figura de Moisés e as origens do monoteísmo, incluindo a ideia do "povo escolhido". Essa obra, publicada postumamente em 1939, é uma das últimas contribuições significativas de Freud à humanidade.
Freud propõe uma teoria controversa sobre a origem do monoteísmo, sugerindo que Moisés era originalmente um egípcio que adorava o deus Aton, associado ao culto monoteísta do faraó Akhenaton. Freud argumenta que Moisés foi morto pelos seguidores hebreus em um ato de rebelião, mas suas ideias e ensinamentos sobreviveram, formando a base para o monoteísmo judaico.
Freud era um grande conhecedor de História e formulou a hipótese que Moisés ESCOLHEU o povo hebreu para cultuar o monoteísmo, ao contrário da ideia de que fora o Criador que escolhera o povo hebreu como preferido. Na verdade a primeira tentativa de levar o monoteísmo em diante fora com o povo egípcio pelo Faraó Akhenaton .
Quanto à ideia do "povo escolhido", Freud aborda a hostilidade inconsciente em relação a Moisés por parte dos próprios judeus. Ele sugere que, devido a uma ambivalência em relação ao líder, os seguidores de Moisés inconscientemente o responsabilizaram por levar a comunidade hebraica para fora do Egito e, assim, terem que enfrentar os desafios do deserto. Esta interpretação de “povo escolhido” seria uma forma de criar uma identidade para o povo hebreu.
Atualmente muitos estudiosos estão levando a teoria freudiana em consideração, visto que é bem possível que Moisés tenha sido um egípcio (possivelmente o irmão do imperador Akhenaton, Tutmóses) que tenha “escolhido” o povo hebreu para cultuar o monoteísmo diante da recusa do povo egípcio em o fazê-lo. Inclusive o nome Moisés (Moses) teria sido tirado do nome Tut'móses', que significa filho ou seguidor de Tut.
Edison Evaristo
@psiquedison
Comentários
Postar um comentário