30 DE ABRIL - DIA DA VITÓRIA DO VIETNÃ CONTRA AS FORÇAS AGRESSORAS DOS EUA
Em 30 de abril de 1975, os vietnamitas finalmente colocavam um ponto final na guerra de ocupação interesseira e opressora contra seu país e impunham aos EUA uma derrota histórica. Os Estados Unidos haviam entrado no Vietnã em 1959, apoiando os militares traidores do Vietnã do Sul na guerra contra os comunistas do Norte. A guerra durou mais de 20 anos e foi uma das mais sangrentas da história moderna.
A vitória do Vietnã foi um grande golpe para o governo dos EUA, que viu seu exército derrotado por uma nação que era consideravelmente mais pobre e menos equipada. A guerra também deixou uma cicatriz profunda na opinião pública americana, que se tornou cada vez mais antiguerra. A ocupação dos EUA no Vietnã foi marcada por assassinatos, estupros, genocídio, racismo, fome e destruição.
A vitória do Vietnã teve um impacto significativo no cenário geopolítico mundial. Ela marcou o fim da hegemonia dos EUA na região do Sudeste Asiático e contribuiu para o fim da Guerra Fria. A guerra também inspirou outros movimentos de libertação nacional na África, na Ásia e na América Latina.
A vitória do Vietnã foi um momento de triunfo para o povo vietnamita, que havia resistido à ocupação estrangeira por décadas. A guerra também deixou um legado de sofrimento e destruição, mas os vietnamitas conseguiram reconstruir seu país e se tornar uma nação próspera e independente sob um regime comunista.
Esta vitória manteve a esperança de que um mundo justo e solidário é possível, mesmo diante das maiores adversidades.
Imagem - Tanque norte-vietnamita entra no palácio do governo traidor pró-EUA do Vietnã do Sul em abril de 1975.
Edison Evaristo
Psicólogo, psicanalista, escritor, professor e palestrante
X (Twitter)/TikTok/Instagram - @PsiquEdison
Facebook - facebook.com/psiquedison
YouTube - youtube.com/@psiquedison
Blog - psiquedison.blogspot.com
Site profissional - www.psiquedison.com.br
Comentários
Postar um comentário